(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Seu nariz é pequeno, médio ou grande? Além dos tamanhos, há outras características que determinam o tipo do nariz, especialmente o formato. No Brasil, existem cinco tipos mais comuns, que resultam da mistura de etnias: negros, índios, causasianos entre outros. Qual é o seu?

Nariz fino e arrebitado: com ponte (áreas entre os olhos) e narinas estreitas, ponta do nariz apontada levemente para cima e dorso levemente côncavo. Esse é o formato de nariz mais cobiçado e desejado.

Nariz curto ou asiático: não possui a elevação do dorso. Sua ponte e narinas são mais baixas e largas. Também pode ser encontrado nas pessoas com ascendência indígena ou africana.

Nariz negroide: encontrado em pessoas com etnia negra, suas narinas e base são bastante largas. Apresenta ponta arredondada e dorso curto e baixo. Tende a apresentar a pele mais espessa e oleosa.

Nariz romano: apresenta a giba dorsal (a protuberância do dorso do nariz, sendo destacada quando a pessoa está de perfil). Este formato é mais comum em descendentes de italianos, judeus e árabes e apresenta a pele mais fina.

Nariz adunco ou aquilino: sua ponte é proeminente e curvada, de forma que a ponta do nariz se projeta para baixo quando a pessoa sorri, fazendo com que o nariz se assemelhe ao bico de uma águia. E, alguns casos, o nariz adunco apresenta também a Giba Dorsal. Sua ocorrência é notada, principalmente, no sudoeste da Europa, sul da Ásia, Oriente Médio e norte da África.

Vale lembrar que o nariz é um dos elementos para o equilíbrio da face, mas não existe um nariz ideal. O cirurgião facial vai ajudar você a harmonizar a sua face a partir das suas características e estudo de proporção do seu rosto.