(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você já notou aquelas ruguinhas ao redor da boca em você ou em alguém? Elas são chamadas de rítides periorais, mas foram apelidadas popularmente de “código de barras”, devido a seu aspecto retilíneo e que acompanha o contorno dos lábios. Essa região é muito sensível a agressões externas, relacionadas aos hábitos da pessoa, além de sofrer influência da ação muscular e de fatores hereditários do envelhecimento da pele.

O quadro se agrava em pacientes que fumam, pois usam mais a musculatura da região e estão mais vulneráveis ao envelhecimento da pele. Pessoas de pele mais clara também tendem a aparentar mais cedo os sinais da passagem do tempo na face, que inclui esse tipo de rugas. E, por fim, portadores de problemas dentários graves também estão mais propensos a esse tipo de marca.

Para evitar as rítides periorais, o Dr. Fernando Sens Fagundes recomenda prestar atenção aos hábitos saudáveis e o uso constante de filtro solar na região. “As pessoas sempre se esquecem de passar protetor solar adequado nesta região entre os lábios e o nariz. Fora a proteção solar e os hábitos saudáveis, é possível contar com o tratamento tópico com ácidos, antioxidantes e ativos antiglicantes, que atenuam as rugas. Em casos mais acentuados ou quando a paciente deseja prevenir as rugas na região, recomenda-se também a aplicação de toxina botulínica ou o preenchimento com ácido hialurônico. Peelings químicos e lasers também ajudam a melhorar a textura da pele e a estimular a produção de colágeno do local ”, diz o Dr. Fernando.

Vale ressaltar a necessidade de passar por uma consulta com dermatologista especializado para fazer uma avaliação facial, antes de optar por qualquer procedimento. Por menor que seja a região da face, os efeitos do uso de substâncias químicas sem conhecimento podem ser desastrosos. Consulte sempre um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.