(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Faça o teste: em frente a um espelho coloque o dorso das mãos ao lado do seu rosto. Você acha que as suas mãos refletem a idade que você tem ou parecem de uma pessoa mais velha?

A maioria das pessoas vai falar que as mãos aparentam mais idade que o rosto. Isso porque as mãos são muito mais expostas à radiação solar, principal responsável pelo envelhecimento cutâneo, e não recebem tantos cuidados como o rosto: chapéus, maquiagem, filtros solares e cremes potentes para atenuar os efeitos do tempo.

Além disso, as mãos entregam o estilo de vida de seu dono e, ao longo do dia, são lavadas mais vezes, sem reaplicação de protetores ou cremes. No Brasil, também não é comum o hábito de usar luvas, que previnem as manchas solares no dorso nas mãos, entregando a idade da pessoa.

“A pele das mãos tem uma espessura mais fina que a do rosto e com menos fibras de colágeno. Sendo assim, o efeito da radiação solar sobre as mãos é mais profundo e o fotodano é mais evidente: flacidez, rugas e ressecamento. A boa notícia é que ainda dá tempo de amenizar esse tempo de falta de cuidados e adquirir novos hábitos”, explica o dermatologista Fernando Fagundes, especialista em envelhecimento cutâneo.

Além da aplicação de filtros solares recomendados pelo seu dermatologista, recomenda-se reaplicar o protetor várias vezes ao dia ou sempre que lavar as mãos. Sugere-se o uso de luvas ao dirigir e à noite hidrate suas mãos com produto indicado, que pode conter ácidos em sua formulação.

A tecnologia médica também traz muitas possibilidades para recuperar a qualidade da pele: peelings, lasers, luz intensa pulsada, preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e muitas mais. Vale marcar uma consulta com seu dermatologista especialista e associado à Sociedade Brasileira de Dermatologia, para uma avaliação e a recomendação da melhor combinação de ações para atenuar o tempo das suas mãos. Mas, não se esqueça de fazer a sua parte!