(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Operar um nariz não é a mesma coisa que operar outras partes do corpo. A sua recuperação é marcada por um processo delicado e lento, que traz muitas dúvidas para os pacientes. Pensando nisso, a Dra. Marina Fagundes, otorrinolaringologista especialista em rinoplastia elenca algumas etapas para você, que está próximo de realizar uma cirurgia, passar pelo pós-operatório com mais tranqüilidade. Confira!

No primeiro dia após a rinoplastia, o nariz fica inchado, trancado e pode apresentar um pouco de sangramento. Esse quadro é normal para um pós-operatório. No dia seguinte da operação é comum o rosto todo estar inchado e o nariz continuar trancado, quadro que só vai melhorar um pouco no terceiro dia.  “O grau de inchaço varia conforme o paciente, tempo cirúrgico, técnica e anestesia utilizada”, diz a Dra. Marina.

O nariz fica com um curativo por um período entre cinco a sete dias inicialmente, que não deve ser manipulado ou molhado. O repouso é indicado na primeira semana e, em três dias, é possível retomar as atividades profissionais devagar, evitando muito movimento e os esportes. Qualquer atividade de maior intensidade pode aumentar a pressão arterial, piorar o inchaço e causar sangramento, devendo-se esperar por cerca de 30 dias para o retorno à prática de atividades físicas. Também é recomendado evitar a exposição solar por cerca de 30 dias, até que os hematomas tenham desaparecido, prevenindo o aparecimento de manchas, além de deixar os óculos de lado, pois seu peso pode deformar os tecidos do nariz, que ainda não cicatrizaram totalmente, por um período de cerca de 60 dias.

Depois de uma semana, o paciente deve retornar ao consultório para a troca do curativo e a retirada dos pontos. Nesse dia, é comum que o nariz ainda esteja inchado, mais arrebitado e com uma aparência mais artificial, o que com o passar dos dias vai sendo resolvido. A respiração já começa a melhorar neste período.

O nariz operado pode demorar até dois anos para que o resultado final apareça. Após 6 meses já é possível notar cerca de 90% deste resultado. Neste período o nariz pode inchar mais em alguns momentos, como no calor e após a prática de atividade física, desinchando logo depois. Isto pode dar a sensação de pequenas assimetrias, que são resolvidas já na sequência.