(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

O nariz tem papel fundamental na fisionomia de uma pessoa e na estética de seu rosto. Por isso, muito se fala sobre seu constante crescimento com o passar dos anos, o que não é de todo errado. Mas, as modificações ocorridas no nariz não são atribuídas simplesmente a isso.

Com o processo de envelhecimento, que se inicia ao redor dos 30 anos, há perda de volume ósseo de toda a face, assim como de coxins adiposos que são responsáveis pela sustentação da parte móvel do nariz (a ponta!). Aliado

a flacidez da pele e dos tecidos, que mantém a cartilagem da ponta do nariz unida, a estrutura perde força  e a pontinha do nariz cai, dando a impressão de um nariz mais longo e um rosto mais envelhecido. Todo esse quadro tira a leveza e a delicadeza da juventude do rosto de qualquer pessoa.

O nariz é protagonista do rosto e sua ponta levantada – não arrebitada! – rejuvenesce sem precisar mexer em toda a face. Procedimentos que estruturam e volumizam o terço médio da face também pode influenciar na estruturação do nariz.

É possível reverter a queda do nariz com a rinoplastia, uma cirurgia indicada a partir dos 14 anos e que está cada vez mais moderna. “As técnicas disponíveis hoje tornam a estruturação do nariz mais previsível e segura, evitando que a ponta volte a cair”, diz a Dra. Marina Fagundes, otorrinolaringologista especialista em rinoplastia.