(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Já falamos sobre a pele madura em nosso site e redes sociais digitais. Mas, não chegamos a detalhar como cuidar da pele durante o período da menopausa ou climatério, período que já começa em torno dos 45-55 anos.

Nessa fase, a pele tende a acelerar seu envelhecimento, devido aos baixos níveis de DHEA (hormônio da juventude) e a redução progressiva da produção de colágeno, ácido hialurônico e de outros componentes que ajudam a sustentar e preencher a pele do rosto.

“No período da menopausa, cada paciente precisa ser avaliada em suas particularidades, mas, de forma geral, a proposta é tentar conter os efeitos da perda de elastina e colágeno, próprios dessa fase da vida. Por isso, a recomendação básica está mantida: a rotina diária de cuidados com a pele precisa passar pela limpeza, hidratação, tonificação e proteção solar”, alerta do dermatologista Fernando Fagundes, especialista em envelhecimento cutâneo. Além disso, cremes com ácidos (retinóico ou glicólico), antioxidantes (vitamina C e E) e ácido hialurônico costumam ser recomendados.

Os efeitos da menopausa podem, ainda, ser atenuados com tratamento de reposição hormonal, o que precisa ser acompanhado pelo médico ginecologista. Ademais, a evolução da dermatologia sugere a combinação de tratamentos cosmiátricos (estéticos) com os cuidados mencionados.

Entre eles estão procedimentos como:

toxina botulínica, que atenua as rugas;

preenchimento com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, que aliviam sulcos, olheiras e acentuam o contorno do rosto;

bioestimuladores de colágeno com ácido polilático, que melhora a flacidez da pele a partir do estímulo da produção de colágeno;

peelings, visando a renovação cutânea;

lasers e tratamentos com luzes, que melhoram o aspecto dos vasinhos e das manchas, atuando também na sustentação da pele.

O Dr. Fernando ainda faz mais um alerta: não há nada melhor do que a prevenção para chegar à menopausa com pele bonita e jovem. Infelizmente, nota-se que muitas mulheres não receberam as orientações e os tratamentos  adequados durante as fases mais iniciais de vida e acabam chegando a menopausa com muitas dúvidas e tratamentos por fazer. Então, você que está informada, comece já a se cuidar!