(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você já parou para pensar que seu nariz não é só o elemento central do seu rosto, mas que também é por onde todo o ar entra em seu corpo? Seu nariz desempenha funções essenciais para o bom funcionamento do seu corpo, como filtrar as impurezas do ar, regular a entrada de ar para os pulmões na temperatura certa e proteger o corpo das bactérias e vírus. Por isso, é muito importante cuidar dele! A Dra. Marina Fagundes, otorrinolaringologista especialista em cirurgia facial dá algumas dicas de como cuidar com mais carinho do seu nariz! Confira!

Nariz também deve ser lavado por dentro! Para limpar e hidratá-lo, use o soro fisiológico aplicado com cotonete ou com jatos do soro. O hábito previne resfriados, gripes, rinite, sinusite e sangramentos.

Água sempre! O costume de beber água ajuda a manter a hidratação do seu corpo e a afinar o muco gradualmente. Às vezes, excesso de muco é um sintoma de desidratação.

Preste atenção em você! Procure conhecer os itens quem causam alergia em você e evite a exposição a eles: pó, odores fortes, mofo, flores, pelos de animais, etc.

Fumar faz muito mal! O contato com o cigarro é como se você estivesse exposto a uma poluição concentrada! Evite!

Além disso, mantenha sua vacina contra a gripe atualizada e preste atenção nos efeitos colaterais de alguns medicamentos, como remédios para controle da pressão arterial e do colesterol.

Capriche na higiene do seu nariz e, em caso de dúvidas, consulte seu otorrinolaringologista!