(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

O mercado de dermocosméticos está repleto de produtos rotulados como “anti-aging” ou “anti-idade”. Mas, na verdade, essas nomenclaturas são meras apostas de marketing, pois não existe nenhuma substância capaz de parar a ação do tempo ou reverter seus efeitos. Todos nós envelhecemos. As marcas mais visíveis desse processo natural são as rugas. Você sabe como elas se formam?

O cenário ideal para as rugas aparecerem é a perda da elastina e do colágeno, o que acontece com a chegada da fase adulta. Não há uma faixa etária específica para seu aparecimento, pois há fatores internos e externos que influenciam seu surgimento. Entre os internos estão genética, hormonais, liberação dos radicais livres, contração muscular exagerada, ressecamento da pele, reabsorção óssea e perda de gordura do tecido celular subcutâneo. Entre os aspectos externos que estimulam as rugas estão os hábitos de vida, como a exposição solar excessiva e sem proteção, o hábito de fumar, a exposição à poluição, estresse, privação de sono, alimentação inadequada e outros também têm grande impacto no seu aparecimento.

Nesse cenário, as rugas aparecem quando a quantidade de fibras elásticas e de colágeno na pele diminuiu, deixando a pele fina e flácida. As primeiras rugas a aparecerem são as linhas de expressão. Depois, surgem as localizadas ao redor dos lábios, boca e testa. Junto com a menopausa, por volta dos 50 anos, as rugas são acentuadas e aparecem mesmo com o rosto descansado. Essas são aquelas que não são facilmente disfarçadas com maquiagem e conferem um aspecto abatido ao rosto. Na terceira idade as rugas mais profundas puxam a pele fina para baixo, devido à ação da gravidade e falta de sustentação da pele.

Para o dermatologista especialista em envelhecimento cutâneo, Dr. Fernando Fagundes, o melhor a fazer é prevenir. Mas, se as rugas já se instalaram no rosto, há muitas possibilidades para atenuá-las. “O tratamento das rugas depende sempre do estágio em que se encontram. Por isso, uma avaliação facial é determinante para atingir os resultados positivos. Atualmente combina-se a rotina de cuidados em casa, usando substâncias antioxidantes, vitaminas e filtro solar, com tratamentos específicos para atenuar as rugas, como toxina butulínica, preenchimento com ácido hialurônico, lasers e outros mais”, diz o Dr. Fernando. 

Sabe-se que o melhor caminho é o planejamento. Assim, vale conversar com seu dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para prevenir e, depois, tratar os sinais do tempo em seu rosto!