(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você já ouviu falar do Minoxidil? Seja em alta concentração como medicamento ou em baixa concentração como loção, atualmente o Minoxidil é uma das substâncias mais eficientes utilizadas no tratamento da calvície e queda do cabelo, sobrancelhas, barba e bigode.

Ele atua no melhoramento da circulação sanguínea da região aplicada e mantém os folículos capilares por mais tempo em sua fase de crescimento (lembra que falamos dessas fases aqui, recentemente?). Assim, os folículos ficam mais fortes e tem mais sobrevida.

Vale alertar para seu uso sem o acompanhamento de um dermatologista, pois o fármaco tem versões vendidas em farmácias e atua no tratamento da hipertensão arterial. Mas, ele também tem como possíveis efeitos colaterais: comichão, pele seca, perda de fios na primeira semana, entre outros.

Apesar de ter sucesso garantido na maior parte dos casos, nem sempre o Minoxidil garante o crescimento dos fios. “Há casos em que não há mais folículo no poro, aí só é possível resolver com transplante”, diz o Dr. Lucas Telles, dermatologista especialista em tricologia médica, alertando que ao começar o tratamento é preciso persistir, pois somente após 3 ou 4 meses do início da aplicação dá para notar os primeiros resultados.

Além de determinar a melhor concentração para cada caso e orientar o paciente sobre os efeitos da substância, o dermatologista pode também facilitar a forma de aplicação ao solicitar à farmácia de manipulação uma caneta aplicadora (para sobrancelhas, por exemplo) ou um spray, para regiões da cabeça. Além disso, é o médico quem pode indicar outras alternativas para seu caso. Para ajustar todos os detalhes do seu tratamento, consulte um médico especialista, preferencialmente membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Assim, seu tratamento é certeiro e os resultados aparecem mais rápido!