(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Os termos UVA e UVB estão sempre descritos nas embalagens dos protetores solares. O conhecimento desta terminologia e de outros relacionados a ela pode fazer a diferença para o cuidado da sua pele, no que diz respeito a queimaduras, à prevenção do envelhecimento cutâneo e até mesmo na escolha do seu protetor solar!

O sol produz raios invisíveis conhecidos por Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB). Os primeiros representam a maior parte da radiação que atinge o corpo e o rosto durante o dia. Como penetram na pele em grande profundidade, são responsáveis pela produção de radicais livres e por suas consequências: fotoenvelhecimento, alergias e/ou intolerâncias solares, manchas e câncer de pele. Já os raios UVB proporcionam o bronzeado e também causam as queimaduras, a vermelhidão, além do câncer de pele.

Por conta deste impacto conjunto, os protetores solares possuem ação contra os dois tipos de raios, visando minimizar o impacto do sol na pele.  Ao olhar rótulos ou embalagens de protetor solar, observe se há distinção entre a proteção UVA e UVB. Enquanto o Fator de Proteção Solar (FPS) diz respeito aos raios UVB, o Persistent Pigment Darkening (PPD) relaciona-se à proteção do UVA.

Como regra geral, o PPD deve representar a metade do FPS, sendo ideal a partir de 10. Ou seja, se o seu protetor solar tem FPS 30 o nível de proteção PPD deve ser de 15, garantindo a proteção ou agravamento de manchas e melasma. Mas, nem sempre essa informação é fácil de encontrar!

Para o Dr. Fernando Fagundes, dermatologista especialista em envelhecimento da pele, é preciso prestar atenção nas informações antes de adquirir um protetor solar. “Os produtos brasileiros, em geral, ocupam-se de proteger contra os raios UVB apenas. É preciso estar atento à embalagem, bula e rótulos e trocar uma ideia com seu dermatologista para escolher a melhor opção para seu caso”, diz o Dr. Fernando.

É exatamente por essa diferenciação que o mercado de dermocosméticos apresenta uma gama imensa de protetores específicos para a face e outros só para o corpo. Nos da face existe a proteção contra os raios UVA e, por isso, antienvelhecimento e/ou antioxidante. Informe-se sempre e garanta o melhor produto para você.