(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Estudos recentes publicados na revista médica da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) mostram que o envelhecimento dos lábios é afetado pela combinação de alongamento dos tecidos moles, perda de volume e alterações da musculatura ao redor dos lábios. O que isso quer dizer? Isso significa que ao envelhecer, a região dos lábios superiores não fica apenas flácida, mas perde considerável volume.

Como já falamos aqui, esse quadro completa-se com a perda de oleosidade e de colágeno, a alteração dos coxins de gordura do rosto, a reabsorção óssea e até mesmo a perda de força muscular. Todos esses fatores, associados, contribuem para o envelhecimento do rosto e, também, dos lábios.

O novo estudo fornece novas perspectivas para tratamentos que visam à jovialidade da pele, a partir do conhecimento sobre o processo de envelhecimento do rosto. Nas pessoas idosas, ao mesmo tempo em que a distância entre o nariz e o lábio aumenta, a espessura do tecido mole da boca diminui, afinando-o.

E considerando que a boca representa um papel vital para a expressão emocional e atratividade do rosto, vale pensar em como reverter o quadro ou, ao menos, atenuar os sintomas! Para o Dr. Fernando Fagundes, dermatologista especialista em envelhecimento, na idade madura somam-se os danos inerentes ao envelhecimento aos possíveis descuidos na juventude.

“A prevenção é muito importante, mas dificilmente será suficiente para tratar todos os aspectos do envelhecimento labial. Então mesmo pessoas que esperam resultados naturais podem e devem ser avaliados para  preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica e tratamentos com laser e/ou peelings químicos, pois se você envelhece na região por múltiplos fatores, você só apresentará bons resultados com múltiplas abordagens”, explica o Dr. Fernando.

Resultados artificiais e lábios desproporcionais ao rosto são possíveis sequelas da escolha de profissionais não habilitados para realizar esses procedimentos e a sua correta individualização. Tenha muito cuidado em escolher quem cuidará da sua pele e do seu rosto!