(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você sabia que tem gente que não suporta um cafuné ou escovar os cabelos? Essas pessoas têm um desconforto ao toque da cabeça, podendo apresentar uma sensação de dor ou então um aumento de sensibilidade no couro cabeludo.

Trata-se da Tricodinia, que pode ou não se estender por toda a cabeça e também pode ser acompanhada de formigamento e queimação. Chato, não? A Tricodinia é muito comum quando o paciente apresenta queda de cabelo, alergia a cosméticos capilares e também está associada a transtornos emocionais, como ansiedade e depressão.

“Por ser uma área repleta de terminações nervosas, o couro cabeludo já é naturalmente sensível. Com agressões do dia a dia, como usar secador de cabelo ou chapinha/baby liss muito próximo da raiz do cabelo ou o uso de produtos químicos em excesso, a cabeça fica ainda mais sensível”, explica o dermatologista Lucas Telles, especialista em tricologia médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná.

Assim, ao encontrar alguém que rejeite um cafuné por motivo de dor ou desconforto ou que reclame muito por escovar o cabelo, ajude-a a procurar um dermatologista especializado! Ele vai ajudar a identificar a causa e vai propor o melhor tratamento para evitar o desconforto.

Até lá, oriente a manutenção da higiene do couro cabeludo usando shampoo sem sal, evitando o uso de condicionadores ou cremes de tratamento. Também recomenda-se não usar secadores ou modeladores de cabelo, químicas e não prender os fios.