(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

De um lado, a recomendação de usar sempre proteções físicas como o chapéu quando exposto ao sol, especialmente no verão. De outro, o mito: será que o uso de chapéu, bonés, toucas ou bandanas pode prejudicar os fios?

Para esclarecer essa dúvida, o dermatologista Lucas Telles, especialista em tricologia médica da Clínica Fagundes, explica que o uso esporádico de proteção na cabeça não prejudica os fios ou provoca queda de cabelos. O que não pode é usar frequentemente ou de modo inadequado.

“Usar chapéu, boné ou bandana sempre ou sobre os cabelos molhados, causa o abafamento do couro cabeludo. Isso favorece o desenvolvimento dos fungos e a consequente dermatite seborreica ou outras doenças tricológicas. Essas doenças podem acarretar também a queda do cabelo”, explica.

Além disso, o excesso de transpiração pode irritar a pele devido aos sais presentes no suor. Por isso, se você usou diversas vezes sem lavar, pode estar sujeito também a alguma inflamação do couro cabeludo. Assim, use seus acessórios com moderação, sempre limpos, sem apertar o couro cabeludo ou com os cabelos secos, visando a saúde dos seus cabelos!

Lembre-se que nessa época do ano, chapéus são acessórios indispensáveis para prevenir o envelhecimento da pele do rosto! Cuide-se!