(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Queda de cabelo é normal. Especialmente no outono e no inverno o cabelo recebe menos irrigação de nutrientes do sangue e, com isso, mais cabelos podem cair. Mas, nas épocas de calor, como agora, ela deve diminuir. Se você está enfrentando uma queda de cabelos maior que o normal, observe esses fatores:

– Excesso de químicos e modeladores – pessoas que utilizam muitos produtos de alisamento ou fazem chapinha todos os dias podem apresentar mais queda de cabelo.

– Estresse acentuado – quem passa pelo estresse físico ou mental pode provocar queda ou acentuá-la.

– Excesso de vitamina A ou B – se você está tomando suplementos alimentares que contenham essas vitaminas, observe se seu cabelo está normal. Suspenda o uso, em caso de queda acentuada do cabelo.

– Gravidez – o cabelo pode sentir a oscilação hormonal deste estado, mantendo a queda por até 2 meses após o parto. Esse é um processo natural e vai melhorar com o tempo.

– Alterações hormonais – seja pela passagem da adolescência ou ao tomar anticoncepcional, os cabelos podem sentir as alterações de hormônio e cair.

– Uso de medicamentos – alguns tipos de remédios, como os antidepressivos, os anticoagulantes e remédios que combatem a pressão alta podem ter o efeito colateral de queda do cabelo.

– Anemia – esse quadro acarreta uma diminuição do fluxo sanguíneo e a conseqüente redução do envio de nutrientes e oxigênio para os fios, o que os torna mais fracos e quebradiços.

O que fazer? Reduza sua carga de estresse, adquirindo hábitos saudáveis e dedicando um tempo para o seu lazer e qualidade de vida. Só use medicamentos ou suplementos com orientação profissional e busque o remédio que melhor se adéqua a você. Consulte um dermatologista especializado em tricologia médica para realizar um diagnóstico preciso e determinar o melhor tratamento, às vezes em conjunto com outros médicos (ginecologista, cardiologista) e/ou nutricionista.