(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Com a chegada do verão e mais atividades ao ar livre não tem jeito: nossa cabeça sua e o cabelo pede aquele banho todos os dias. A dúvida que fica é: será que faz mal lavar o cabelo todos os dias?  Consultamos o Dr. Lucas Telles, dermatologista especialista em tricologia capilar da Clínica Fagundes e a resposta é não, não há problemas em lavar o cabelo com freqüência.

É preciso observar alguns fatores para definir isso. O tipo do couro cabeludo é o primeiro aspecto a ser considerado. Se ele for oleoso, por exemplo, a lavagem deve ocorrer todos os dias, justamente para retirar o excesso de lipídeos e resíduos! Se for seco, é possível lavar menos vezes, considerando uma hidratação mais poderosa.

Vale também considerar o clima. Regiões litorâneas e de clima mais quente pedem mais lavagens pois o cabelo acumula mais danos, como a maresia, que pode danificar os fios.

O seu estilo também precisa contar na hora de pensar na freqüência das lavagens. Se você usa muitos produtos para criar seus penteados, como gel, spray ou pomadas, certamente seu cabelo tem mais resíduos e precisa de mais lavagens. Quem pratica atividades físicas ou esportes, precisa também lavar os cabelos sempre que realizar essas atividades, para proteger, hidratar e reparar os dados causados pelo sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.

Trocando em miúdos: não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que sejam utilizados os produtos certos e que a temperatura da água não seja muito quente. Vale observar sempre o cabelo e, caso note alguma alteração, vale consultar um dermatologista especializado e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.