(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Ao contrário das europeias, as brasileiras não gostam de ter a pele do rosto brilhando pela oleosidade. Além da aparência reluzente que incomoda, a pele oleosa está mais sujeita a espinhas, irritações, vermelhidão e alergias. Você sabia que a sua rotina diária pode contribuir para aumentar a oleosidade natural da pele?

O dermatologista Fernando Fagundes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que algumas ações no dia a dia podem ressecar a pele. “Em seu mecanismo de defesa e auto-regulação a pele vai compensar o ressecamento e perda de água com a produção de mais oleosidade. Nem sempre esse processo devolve a normalidade da pele”, diz o Dr. Fernando.

Práticas simples nos cuidados diários previnem esse processo, tornando a pele equilibrada:

LIMPEZA FREQUENTE: A limpeza rotineira desobstrui os poros. Por isso é necessário remover maquiagem e restos de filtro solar todos os dias. Peles oleosas ou com tendência devem passar pela limpeza pela manhã e à noite com sabonetes específicos para controle de oleosidade.

PRODUTOS ADEQUADOS AO TIPO DE PELE: Atualmente há produtos específicos para cada tipo de pele, da extremamente seca à oleosa. É fundamental escolher o produto certo que ajuda na sua rotina. Há muitos produtos com ativos que ajudam a controlar a oleosidade.

FILTRO SOLAR ESPECÍFICO: a pele do rosto é diferente da do corpo e cada região tem uma necessidade específica. Por isso, o filtro solar do corpo não deve jamais ser utilizado no rosto. Protetor solar para pele oleosa deve ter base de água, gel, oil-free ou loção fluída, pois evitam a obstrução dos poros. Deve-se ficar atenta para a indicação da embalagem.

ESPONJINHA TEM VALIDADE: As esponjas usadas para maquiagem ou na esfoliação concentram restos de pele e devem ser trocadas de tempos em tempos, para evitar a proliferação das bactérias.

HIDRATAÇÃO SEMPRE: peles oleosas em geral são pobres em água. Procure hidratar a pele com produtos específicos e, também, tome bastante água.

Consulte sempre um dermatologista para acompanhar sua pele em cada estágio da sua vida. Eles podem dar dicas importantes para manter sua pele saudável e jovem por mais tempo!