(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você alguma vez já sentiu que a sua pele do rosto mudou de acordo com seus novos hábitos de vida? Isso realmente acontece. Os desequilíbrios hormonais, a alimentação, o clima e o uso de medicamentos são alguns fatores que influenciam essa mudança.

A alimentação está diretamente ligada à condição da sua pele. Comer muita gordura, fritura e carboidratos podem estimular a produção de sebo e tornar a pele do seu rosto mais oleosa. Já a pele mais seca, é decorrente do baixo consumo de água, vegetais e legumes.

A bebida alcoólica também é uma vilã para a pele e pode causar ressecamento no tecido do rosto. Medicamentos são outros influenciadores. O uso de anti-histamínicos (antialérgicos) podem deixar a pele com um tom mais ressecado. Isso acontece porque eles combatem os efeitos da histamina, que apesar de causar sintomas alérgicos possui uma série de funções importantes no organismo, como estimular a oleosidade, responsável por proteger e hidratar a pele.

Uma mudança que vai além dos nossos cuidados é a perda de colágeno. Trata-se de uma questão genética e de envelhecimento que não podemos controlar. Com a passagem dos anos, a pele tende a ficar mais seca, exatamente porque há a quebra das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. Esses componentes também ajudam na produção de oleosidade e absorção da gordura extrema do rosto. Quando ocorre o envelhecimento, essas células ficam enfraquecidas e deixam a pele mais ressecada e flácida.

Para evitar todas as mudanças na pele, é imprescindível uma rotina de cuidados diários. É importante fazer a hidratação, pelo menos duas vezes ao dia, e a esfoliação, no máximo duas vezes por semana. Para a pele mais oleosa, é importante beber água e comprar hidratantes oil-free. Já para a pele seca, é preciso fazer uma reposição de lipídios, e comprar produtos com uma composição mais oleosa com óleos vegetais.

Os médicos especialistas, membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conhecem bem esse processo e, após fazer um bom diagnóstico da sua pele, podem recomendar o melhor caminho para que a passagem do tempo seja suave com você, conservando a sua beleza natural.