(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você sabia que a falta de harmonia do rosto nem sempre ocorre por causa do nariz? Mesmo sendo ele o principal elemento da face, nem sempre a rinoplastia é a intervenção mais indicada.

Assim, para tornar o rosto harmônico e ter um perfil bonito é preciso avaliar a face como um todo, estudando o equilíbrio e a proporcionalidade dos tecidos ósseos e dos tecidos moles do rosto. O conjunto formado pela testa, nariz, queixo e pescoço precisa estar em harmonia para o paciente ter o desejado perfil bonito. E nem sempre o que o paciente tem em mente é o melhor a ser feito.

“O espectro de oportunidades cirúrgicas para o equilíbrio da face é muito grande. Podemos colocar próteses, fazer uma rinoplastia, mas também podemos contornar certas queixas com procedimentos minimamente invasivos, como os preenchimentos com ácido hialurônico, por exemplo”, explica a Dra. Marina Fagundes, otorrinolaringologista especialista em cirurgia facial.

Só para ilustrar, além da rinoplastia e dos procedimentos menos invasivos, existe a mentoplastia, que trata o desequilíbrio entre o terço médio e o inferior da face, alterando estruturas do queixo. O que fazer para conferir harmonia depende muito do seu médico, em atenção a suas queixas.

Felizmente, hoje em dia existe também a tecnologia que dá um apoio para os estudos de possibilidades. Fotografias em consultório e simulações ajudam a conversa entre cirurgião e paciente ser mais produtiva. O resultado de todo esse processo é a auto-estima elevada e boas perspectivas de qualidade de vida para o paciente, que se sente mais bonito e confiante.