(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Sim, você está certa: a gravidade realmente influencia no processo de envelhecimento facial, ocasionando a perda do contorno e do volume da face, além da reabsorção óssea e a remodelação da gordura do rosto. Mas não é só a gravidade… Há outros fatores que, juntos, resultam no envelhecimento facial.

A partir dos 30 anos, ocorre a diminuição da renovação celular, a perda de elasticidade e a alteração da textura da pele. Nessa fase, também começam a surgir as rugas dinâmicas (causadas pela ação da musculatura facial) e das estáticas (decorrentes das ruga as dinâmicas, com a degradação do colágeno e do ácido hialurônico na pele). Além disso, aparecem as manchas, resultado da exposição solar ao longo dos anos. Com o passar do tempo, esse processo torna-se mais acelerado e visível. O quadro varia com os hábitos de vida, pois, quanto mais saudável é a pessoa, mais lento se mostra seu envelhecimento facial.

Se isso tudo te assusta, temos uma ótima notícia! A dermatologia evoluiu muito na prevenção e nos tratamentos de rejuvenescimento facial. Há muitas técnicas e tratamentos que restauram e/ou mantém a pele saudável e jovial. A associação de todo esse arsenal, adequado a cada caso em particular, confere a fisionomia natural, com o aspecto jovial e saudável.

Quais são as opções, então? Seu médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, certamente vai escolher entre toxina botulínica, que atenua rugas de expressão; preenchimento, para repor o volume facial perdido; bioestimuladores de colágeno; radiofreqüência; microagulhamento; peelings químicos; luz pulsada, entre outros.

Esses tratamentos e procedimentos ajudam a formar um novo colágeno, o que acarreta a desaceleração do processo de envelhecimento. Ainda assim, é preciso contar com um importante aliado: seu comprometimento em casa, com tratamentos tópicos com cosmocêuticos, suplementos orais e hábitos saudáveis. Parar o processo de envelhecimento não dá, mas dá para preveni-lo, aumentando as possibilidades de manter uma face harmoniosa e jovial por muitos anos. E nunca é tarde para começar, viu? ;c)