(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Na busca por ficar mais bonita, pode ser que você já tenha se perguntado o que vale mais à pena: realizar uma cirurgia facial ou aplicar a toxina botulínica? Quem responde é a Dra. Marina Fagundes, otorrinolaringologista especialista em cirurgia facial da Clínica Fagundes.

Quem faz uso da toxina botulínica acaba aplicando novamente, pois a substância é muito eficaz para amenizar as rugas. Mas, o procedimento não resolve outro problema facial: a flacidez da pele. Assim, para graus mais avançados de envelhecimento da pele, o recomendado é a cirurgia facial. “A maioria dos pacientes que operam precisarão fazer uso da toxina, pois ela complementa os resultados da cirurgia facial, mas não se pode escolher uma ou outra. Cada procedimento tem uma finalidade diferente”, explica a Dra. Marina.

As cirurgias faciais tratam o excesso e a flacidez da pele, além do reposicionamento dos tecidos. Entre esses procedimentos cirúrgicos estão a ritidoplastia ou o lifting de face, a blefaroplastia e até mesmo a rinoplastia.

Respondendo à pergunta: o que vale mais à pena é avaliar o seu caso particular, com um médico especializado e que, preferencialmente, saiba ajudar você a planejar seu envelhecimento facial com qualidade de vida. Se estiver na dúvida, marque uma consulta e converse com nossa equipe clínica! O mais importante é investir em sua auto-estima e buscar a aparência jovial, natural e saudável.