(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você já ouviu dizer que as grávidas em qualquer idade gestacional e as mamães frescas, com até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal) são grupos de risco para o Covid-19, não é?

A Dra. Joslaine Lamoglia, ginecologista e obstetra da Clínica Fagundes orienta suas pacientes e as demais gestantes sobre a pandemia. A infecção é muito preocupante nessa fase maravilhosa da vida!

A ideia é prevenir o contágio. Então a atenção deve ser redobrada para as gestantes: evitar o contato com as pessoas, usar máscara em qualquer ambiente público, higienizar muito bem as mãos conforme amplamente orientado e trabalhar em regime de home office, sempre  que possível. A gestante pode pedir afastamento do trabalho se depende de transporte coletivo ou fica em ambiente com outros colegas. A Dra. Joslaine ainda ressalta que as gestantes devem evitar ir ao hospital por qualquer sintoma  e intensificar o contato com o seu médico.

Se a gestante apresentar sintomas gripais mas estiver bem, o exame para detectar covid-19 não é feito e a paciente deve permanecer em casa. Mas se ela estiver passando mal, deve procurar a maternidade onde provavelmente será feito o teste swab nasal (coleta de secreção por meio de um tipo de cotonete) e outros exames para confirmar diagnóstico.

Caso o teste der positivo para o covid-19, medidas de isolamento e tratamento específico serão iniciados de acordo com cada caso. Ainda não se sabe como acontece a contaminação de fetos, pois há casos de mães infectadas que não passaram para seus filhos e casos em que o bebê foi infectado. Em casos graves a gestação é interrompida.

Assim gestantes devem redobrar a atenção com sua saúde neste período de pandemia. Cuidem-se mais que as outras pessoas para que mamãe e bebê fiquem bem.