(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Você sabia que sua pele pode ajudar a diagnosticar a Covid-19?

Dados recentes da Academia Americana de Dermatologia passaram a registrar os relatos de condições da pele relacionadas ao corona vírus e, metade dos 200 relatos enviados até o momento, falam sobre manchas de pele descoloridas e/ou ásperas, geralmente ao longo dos dedos das mãos e dos pés. Por isso, o sintoma tem sido também chamado de “dedos de COVID”.

Vale considerar que muitas infecções virais causam também problemas na pele, como o sarampo e a varicela. O que nunca tinha sido visto, porém, eram infecções nos dedos em situações virais. Ainda não se sabe com qual freqüência esses sintomas ocorrem e qual é a sua causa. Mas a maioria dos pacientes examinados e que apresentaram essas erupções cutâneas está em regime ambulatorial, é jovem e saudável.

Os sintomas relacionados à pele ainda são muito variados, passando da simples descoloração dos dedos à coceira, dor ou sensibilidade ao toque, associadas ou não a problemas respiratórios. A boa notícia é que o corpo dos pacientes que relataram diferenças na pele tem dado conta dos sintomas ao longo do tratamento do vírus.

Sem querer fazer alarde ou causar pânico, vale consultar seu médico de confiança na presença de qualquer alteração em seu corpo. Ainda que nada esteja comprovado, a sua pele como o maior órgão do corpo humano pode dar dicas importantes do que está se passando. Mantenha o distanciamento social e se observe!