(41) 3402-5235 | (41) 3618-0043 | (41) 9 9162-1330 | (41) 9 8875-2642 | (41) 3074-7482 clinicafagundes@gmail.com

Responda rápido: você cuida da pele das suas mãos como cuida de outras partes do corpo? Não é de se surpreender se você respondeu que não. A maioria das pessoas não presta atenção nelas e, com o passar dos anos, as mãos revelam que o tempo passou.

É comum chegar ao consultório pessoas cujas mãos têm aparência mais envelhecida que o rosto. E é fato: as mãos envelhecem mais rápido que o rosto. Isso acontece por se tratar de uma área sempre exposta à radiação solar. Os fatores genéticos e as características da pessoa e de seu estilo de vida, claro, também influenciam o estado das mãos.

“A pele das mãos é mais fina que a do rosto e, por isso, tem menos fibras colágenas. Assim, a radiação solar atinge níveis mais profundos na segunda camada da pele, destruindo essas fibras. O resultado dessa ação é a flacidez, as rugas e o ressecamento da pele”, explica do Dr. Fernando Fagundes, dermatologista especialista em envelhecimento cutâneo.

Nunca é tarde para prestar atenção nesta parte do corpo. Use filtro solar nas mãos após cada lavagem, com fator de proteção superior ao 30. Adote luvas se for passar mais tempo dirigindo ou ao ar livre e, à noite, aposte em um bom hidratante. Médicos dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia poderão incluir substâncias em sua formulação que contribuem para atenuar os efeitos do envelhecimento, como o ácido hialurônico e estimuladores de colágeno. Há outros tratamentos também como os peelings, lasers e preenchedores.