Dia 29 de outubro, é o dia da mundial da psoríase. Essa doença de nome complicado é um mal crônico sistêmico, autoimune e não contagioso, que afeta a pele de cerca de 4% da população mundial, sendo 5 milhões apenas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Quem tem psoríase, apresenta lesões arredondadas, avermelhadas e descamativas na pele. Ela se manifesta geralmente nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, mas pode atingir todo o corpo. Quem sofre com a doença tem mais probabilidade de desenvolver artrite psoriática, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.
A boa notícia é que possui inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos, fototerapia, entre outros), que permitem o controle da doença. E, na Clínica Fagundes temos em nosso corpo clínico a Dra. Anelise Rocha Ryimundo, dermatologista que é preceptora do Ambulatório de Psoríase da Santa Casa de Curitiba.
Vamos, então, usar essa data especial para adquirir mais informação. Você pode tocar e abraçar pacientes com psoríase, pois não é uma doença transmissível. Além disso, vamos lembrar que abraços são sempre bem-vindos!