Você pinta seu cabelo? Se sim, você faz parte de 26% da população brasileira que usa tinta nos cabelos. Desse percentual, 85% são mulheres, segundo dados do Ibope. A questão é que tingir os fios é uma prática que exige atenção para proteger a saúde capilar.
Quem alerta é o dermatologista especialista em tricologia médica, Dr. Lucas Telles, que atende na Clínica Fagundes. “Quando feitos de forma inadequada ou com muita frequência tinturas e descolorações podem prejudicar muito a qualidade da haste capilar, tornando os fios ressecados, elásticos e quebradiços”, diz o Dr. Lucas.
Se você não abre mão de pintar o cabelo, fique atenta para seguir alguns cuidados:
- Teste antes: passe um pouco do produto antes de realizar o processo químico. Assim, é possível verificar a resistência e a porosidade dos fios;
- Tempo ideal: toda tintura tem um tempo ideal de aplicação. Nunca exceda esse prazo, para preservar os fios e o couro cabeludo.
- Dê um tempo: não se deve pintar os cabelos toda a semana. Aguarde pelo menos duas semanas para usar tintas novamente, até mesmo para retocar raízes.
- Um procedimento de cada vez: não realize mais de um procedimento químico nos fios no mesmo dia, como alisar e tingir. Esse cuidado minimiza o impacto da química nos fios.
- Proteja-se: antes e durante o procedimento estético, é importante apostar em protetores específicos para a cutícula dos fios, evitando grandes agressões;⠀
- Planeje bem: após realizar uma descoloração ou tintura, deve-se investir em um cronograma capilar, de acordo com as indicações do seu dermatologista especializado em tricologia médica e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Ficou em dúvida? Marque uma consulta com um de nossos especialistas!