Por volta dos 25 anos de idade, a pele do rosto começa seu processo natural de envelhecimento. Essa passagem dos anos acontece de forma muito particular em cada pessoa e varia bastante conforme os hábitos e fatores inerentes a cada organismo. O fato é que o processo de envelhecimento da pele do rosto acaba acontecendo em três etapas distintas, veja só:
- Linhas de expressão e perda de luminosidade: essa fase é decorrente da diminuição na produção de colágeno, tornando-se insuficiente para firmar a pele do rosto.
- Rugas profundas e perda de firmeza: ocorre quando a idade fica mais aparente pela pele, pois ela deixa de ter uma aparência jovial.
- Perda de densidade e contorno facial: com a queda definitiva da produção de colágeno e a perda de massa óssea, a pele do rosto fica mais ressecada e o aspecto de fisionomia “derretida” aparece.
Como já falamos, essas três etapas são resultado de causas internas, como a genética, que não podemos evitar por ser um processo natural da vida. Mas, para diminuir os danos do envelhecimento, a rotina saudável e os cuidados diários com a limpeza e hidratação do rosto são indispensáveis. Como resultado você tem um aspecto mais leve e saudável, independente da sua fase de vida.
E aí? Será que sua idade corresponde ao que aparenta a sua pele? Os dermatologistas especializados sempre tem dicas importantes para serem incorporados no dia-a-dia e que podem fazer a diferença para sua fisionomia. Lembre-se de consultar sempre um médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conte com nossos especialistas, na Clínica Fagundes também!