Rosto e pescoço estão entre as regiões do corpo que mais entregam a idade e, neles, os olhos sempre se destacam. Para melhorar esse aspecto, a frontoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos da face que ajudam a deixar o rosto jovem novamente, por meio do melhor posicionamento (ou reposicionamento) das sobrancelhas. Ela retira a prega da lateral dos olhos, resultado que não é possível com outros procedimentos, cirúrgicos ou não.
Na frontoplastia, suspende-se um pouco a região do terço superior do rosto onde fica a sobrancelha, mantendo a anatomia da face. Retira-se o excesso de pele e se colocam as estruturas no lugar, de quando o rosto era mais jovem. O resultado é bem natural, abrindo o olhar sem envelhecer. Outra vantagem deste procedimento cirúrgico é deixar a fisionomia mais leve, sem a impressão de um rosto sempre brabo e fechado.
O diagnóstico preciso é o primeiro passo para o rejuvenescimento facial dar certo. “Muitos pacientes queixam-se do excesso de pele na região em cima dos olhos e, às vezes procuram apenas a blefaroplastia. Mas, é importante avaliar também a posição do supercílio, que já é a frontoplastia. A sobrancelha pode estar caída, dando o aspecto de envelhecimento”, diz a Dra. Marina Fagundes, médica especialista em cirurgia facial.
A frontoplastia pode ser associada a outros procedimentos de cirurgia facial, como a blefaroplastia, a rinoplastia e o lifting facial e cervical. O procedimento leva anestesia local, as incisões ficam escondidas dentro do couro cabeludo.
Essa cirurgia não substitui aplicação de toxina botulínica ou preenchimento com ácido hialurônico ou vice-versa. “Esses procedimentos menos invasivos melhoram a posição da sobrancelha também, mas é uma melhora discreta. Mesmo depois de uma frontoplastia, o paciente ainda pode precisar da aplicação da toxina botulínica e do preenchimento facial”, explica a Dra. Marina.