Está incomodado com o seu nariz, dadas algumas assimetrias? Saiba que você não está sozinho! Grande parte da população mundial possui nariz com assimetrias!
Essas assimetrias possuem basicamente duas origens: características genéticas ou traumas. Endireitar um nariz torto representa um desafio para os cirurgiões, pois, nesses casos, a tortuosidade nasal geralmente está associada a outras assimetrias faciais, geralmente na formação do esqueleto ósseo subjacente.
Além disso, a pele, as cartilagens e os ossos tortos possuem certo nível de “memória” e tendem a retomar sua posição pré-operatória. Mas, ao optar pelas técnicas mais adequadas para o caso do paciente, é possível tornar um nariz torto muito mais reto. “Um bom procedimento de rinoplastia leva em conta o alinhamento de todas as estruturas nasais na linha média da face, reposicionando o osso nasal, cartilagem e septo, o que confere simetria para o nariz. As assimetrias estruturais da face também precisam ser consideradas, e corrigidas na medida do possível”, diz a Dra. Marina Fagundes, otorrinolaringologista especialista em rinoplastia.