A face é o seu cartão de visitas. E de uns anos para cá tem sido tratada, no âmbito de procedimentos minimamente invasivos no rosto, como algo mais completo e, portanto, com resultados mais eficazes. Essa abordagem holística é chamada de Facial Beautification ou Embelezamento Facial.
Ou seja, a partir do conhecimento da fisiologia do envelhecimento facial, foram desenvolvidas técnicas que visam tornar os resultados naturais e efetivos, tendo, assim, mais durabilidade. Essas técnicas têm base matemática e calculam o volume, as proporções e posições dos elementos da face, a partir das medidas do rosto. Otimizam-se, portanto, as proporções da face ao avaliar o equilíbrio de modo tridimensional. Também são relacionadas as características pessoais do paciente, como a etnia, a idade, o gênero e outras mais.
“Engana-se quem pensa que um pequeno ajuste aqui e ali não farão diferença na face. A harmonia é fundamental e o beautification aplica-se especialmente quando são realizados preenchimento com ácido hialurônico na face e nos lábios, ácido polilático, fios, lasers e até mesmo aplicação de toxina botunílica”, alerta a Dra. Marina Fagundes, especialista em cirurgia facial.
Como todas as intervenções na face, o Beautification é realizado por um médico experiente e especializado. O médico alinhado com o Beautification não usa substâncias à revelia, mas estuda a face do paciente do ponto de vista anatômico e da sua personalidade, chegando ao resultado mais apropriado para cada face.