Já falamos sobre a pele madura em nosso site e redes sociais digitais. Mas, não chegamos a detalhar como cuidar da pele durante o período da menopausa ou climatério, período que já começa em torno dos 45-55 anos.
Nessa fase, a pele tende a acelerar seu envelhecimento, devido aos baixos níveis de DHEA (hormônio da juventude) e a redução progressiva da produção de colágeno, ácido hialurônico e de outros componentes que ajudam a sustentar e preencher a pele do rosto.
“No período da menopausa, cada paciente precisa ser avaliada em suas particularidades, mas, de forma geral, a proposta é tentar conter os efeitos da perda de elastina e colágeno, próprios dessa fase da vida. Por isso, a recomendação básica está mantida: a rotina diária de cuidados com a pele precisa passar pela limpeza, hidratação, tonificação e proteção solar”, alerta do dermatologista Fernando Fagundes, especialista em envelhecimento cutâneo. Além disso, cremes com ácidos (retinóico ou glicólico), antioxidantes (vitamina C e E) e ácido hialurônico costumam ser recomendados.
Os efeitos da menopausa podem, ainda, ser atenuados com tratamento de reposição hormonal, o que precisa ser acompanhado pelo médico ginecologista. Ademais, a evolução da dermatologia sugere a combinação de tratamentos cosmiátricos (estéticos) com os cuidados mencionados.
Entre eles estão procedimentos como:
– toxina botulínica, que atenua as rugas;
– preenchimento com ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio, que aliviam sulcos, olheiras e acentuam o contorno do rosto;
– bioestimuladores de colágeno com ácido polilático, que melhora a flacidez da pele a partir do estímulo da produção de colágeno;
– peelings, visando a renovação cutânea;
– lasers e tratamentos com luzes, que melhoram o aspecto dos vasinhos e das manchas, atuando também na sustentação da pele.
O Dr. Fernando ainda faz mais um alerta: não há nada melhor do que a prevenção para chegar à menopausa com pele bonita e jovem. Infelizmente, nota-se que muitas mulheres não receberam as orientações e os tratamentos adequados durante as fases mais iniciais de vida e acabam chegando a menopausa com muitas dúvidas e tratamentos por fazer. Então, você que está informada, comece já a se cuidar!