Aplicar protetor solar nas partes expostas do corpo deve ser um hábito tão corriqueiro como escovar os dentes, especialmente no rosto. Depois de escolher o tipo mais adequado para sua pele, vale observar o check list abaixo para saber se você realmente sabe como aplicar o protetor solar!
- Antecedência – O protetor solar deve ser aplicado com pelo menos 15 minutos antes da exposição solar.
- Quantidade generosa – Não adianta passar pouco. Para proteger, deve-se considerar o volume de uma colher de chá para o rosto e pescoçoe três colheres de sopa para o restante do corpo.
- Espalhe bem – os protetores em cremes ou gel devem ser espalhados uniformemente, caso contrário a cobertura fica comprometida. Protetores spray não devem ser espalhados com as mãos em seguida, mas borrifado generosamente.
- Lembre-se de todo o corpo – Não se esqueça de áreas como dorso dos pés, mãos, nuca, orelhas, sobrancelha e linha do cabelo.
- Reaplique – No dia a dia, o protetor deve ser aplicado de três em três horas. Se você trabalha ao ar livre ou se está na praia ou piscina, é melhor aplicar de duas em duas horas. Depois de entrar na água, a indicação é se enxugar com uma toalha e depois reaplicar o produto em todo o corpo.
- Complemente com protetores físicos – Combine sua proteção solar com chapéus, roupas com fator de proteção solar, óculos de sol, guarda-sol, entre outros cuidados.
- Escolha o melhor horário – A Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que o sol deve ser evitado das 9h às 15h. Previna-se!
Cuide da sua pele diariamente, lembrando que a “cor do verão” é a cor saudável. Se sua pele ficou avermelhada, é possível que ela já tenha danos com a exposição solar e, no futuro, você vai sentir os efeitos do descuido de hoje.